sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O emulador do PS2 já foi testado no PS4

Há muito tempo que falamos que os clássicos do PS1 e PS2 estavam a caminho do PlayStation 4, por emulador. Há muito tempo mesmo, até pensamos que a Sony tinha cancelado o projeto. Originalmente, os programadores foram informados da existência do emulador na mesma época que foram informados do serviço PlayStation Now, em Janeiro de 2014. Desde então, as únicas pistas da sua existência vieram na forma de avaliações da PEGI, junto com menções a clássicos do PS2 nas listas compartilhadas nos testes ao firmware 3.0 do PS4.


O emulador do PS2 no PS4 está agora disponível, lançado sem qualquer alarde. Um novo bundle Star Wars para o PS4 foi lançado, no qual temos quatro 'clássicos': Super Star Wars, Star Wars: Jedi Starfighter, Star Wars: Racer Revenge e Star Wars: Bounty Hunter. Todos entregues num só código da PSN, ao invés de estarem no disco. Três destes jogos são da era PS2 e após transferidos, ficou claro que rodam por emulador.


Como é que sabemos? Primeiro, uma notificação nos revela que os botões select e startestão atribuídos aos lados esquerdo e direito do trackpad do DualShock 4. Os jogos de outros estúdios não conseguem acessar ao SO desta forma. Segundo, tal como no emulador do PS2 do PS3, existe um sistema para gerir cartões de memória do PS2. Terceiro, o clássico logo do PS2 surge pobremente upscaled quando inicia cada jogo. Por fim, todas as notificações in-game sobre botões estão relacionadas com o controle do PS2 - nada mudou, descartando a possibilidade de ser uma remasterização.


Upscaling? Provavelmente não é o que queria ouvir, pois os jogos mais velhos não envelheceram bem em termos visuais, algo frustrante tendo em conta que a Sony disse inicialmente que iriam rodar em alta definição. Bem, temos coisas boas e ruins. Toda a arte 2D recebe upscaling - nada pode ser feito quanto a isto e podem ficar feias. No entanto, os elementos 3D estão muito melhorados e a resolução aumentou.

Os jogos originais do PS2 rodavam numa variedade de quantidade de pixeis, mas 512x448 e 640x448 eram comuns (God of War 2 deixava escolher entre os dois). Ainda são os primeiros dias de análise, mas as primeiras impressões sugerem que o emulador roda a 1292x896. Temos duas linhas pretas no topo e fundo da imagem antes de ser convertida para 1080p. Temos 4x mais pixeis - possivelmente mais, dependendo do jogo. O filtro de texturas parece melhor mas pensamos que talvez seja somente devido à resolução extra.
As impressões gerais são positivas - pouco pode ser feito quanto aos bens 2D, mas as melhorias nas coisas 3D são bem-vindas. Parece que é usado um efeito pós-processamento para imitar anti-aliasing - as arestas estão suaves e com pouco brilho. Também existe uma coisa que vale a pena comentar: foi adicionado suporte para troféus ao emulador - algo que confirmamos ao desbloquear um em Racer Revenge. Isso té pode descartar a opção por emulador (os originais não tinham troféus) - mas esta patente explica como é feito. Basicamente, parece que o emulador registra certas condições de ativação necessárias para troféus específicos - acreditamos que esteja lendo enquanto jogamos.

A maior questão é a performance. Temos melhorias na qualidade de imagem, mas rodam como esperado - ou melhor? Ainda é cedo e muita coisa não foi analisada nos jogos do PS2, onde ter uma imagem limpa a 480p não é fácil - mesmo em jogos do PS3 retrocompatíveis. No entanto, existem boas indicações. O emulador claramente roda os jogos de forma mais suave, Jedi Starfighter vai aos 60fps, enquanto o original no PS2 não consegue essa façanha.












Ainda não testamos, mas ao olhar para Racer Revenge lado a lado percebemos mais melhorias na fluidez. Estes não são os jogos mais exigentes e outros podem ter uma performance totalmente diferente - mas imaginem Metal Gear Solid 3 com frames superiores, os jogos God of War rodando com frames fixo, ou Gran Turismo 4 sem tearing. Estamos ansiosos para ver do que este emulador é capaz.

A chegada do emulador do PS2 ao PS4 é uma grande notícia - estamos à espera de um comentário da Sony, mas é estranho que uma peça de tecnologia tão adorável como esta que vai entusiasmar muitos fãs tenha passado sem menção. O PS2 é um dos consoles clássicos e a capacidade de acessar a títulos retro com visuais melhorados é uma bela proposta. É uma pena que o emulador tenha chegado com um trio de jogos medíocres ao invés de um alinhamento de estrelas.

Além disso, não evitamos questionar se a chegada da retrocompatibilidade ao Xbox One da Microsoft teve algum efeito na estratégia da Sony. A gigante de Redmond permite que os jogadores usem os seus discos para jogar jogos do Xbox 360 no console mais recente (mas com uma 'chave' que ativa uma transferência). Entretanto, tudo sugere que - sem esquecer as menções na ESRB a clássicos do PS2 - que os planos da Sony para o emulador do PS2 envolva vender estes jogos em formato digital, tal como na geração anterior. O emulador do PS2 está agora nas mãos dos consumidores por isso esperamos que os planos da Sony sejam revelados em breve.

Atualização
A Sony confirmou que está usando um emulador do PS2 para o PlayStation 4, mas não comenta os planos para o projeto. "Usamos um emulador de PS2 para apresentar os jogos desse console na atual geração," disse a Sony ao Wired. "Não temos mais nada a comentar neste momento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário